Caro leitor,
Ainda que você tomasse todas as medidas ecológicas para o seu ambiente, realizasse diversas práticas para serenar a mente, e disciplinasse seu tratamento médico para uma boa saúde, ainda assim, sem o sono, você nada seria.
Você poderia optar por atividades físicas diárias, por uma dieta de desintoxicação, por adquirir cada vez mais pensamentos positivos, mesmo assim, você precisaria dormir.
Afinal, o que tem o sono de tão imprescindível?!
O sono é uma função vital, como é comer ou respirar. Sem o sono definharíamos até a morte. O Guinnessbook não aceita este tipo de recorde pelo dano que pode causar à saúde.
Embora passemos cerca de um terço das nossas vidas dormindo, ou seja, aos 90 anos já dormimos por 30 anos, poucas vezes pensamos na razão pela qual precisamos dormir bem.
E desde cedo não aprendemos práticas que propiciem um sono restaurador. Ao contrário, muitas vezes nos deixamos levar por falsas crenças como:
- dormir é perda de tempo,
- quem faz dinheiro nunca dorme (“time ismoney”)
- ou dormir é coisa para os fracos.
Espero leitor, que a partir deste momento você possa não só saber para que serve o sono, mas também que saiba o quanto pode e deve dormir bem!
Se o sono não tivesse uma função protetora para nosso organismo, não teria sido preservado no nosso corpo e dos demais animais por milênios, como uma vantagem adaptativa ao ambiente em que habitamos.
Há mais de duas décadas cientistas demonstram que aqueles indivíduos privados de sono podem desenvolver:
- doenças cardíacas,
- alterações metabólicas e
- menor longevidade.
O sono é muito importante para a recuperação da saúde, facilitando a regeneração celular e o aumento da imunidade, haja vista o quanto dormimos na vigência de uma doença.
O sono é o nosso momento de:
- reduzir o metabolismo,
- secretar hormônios,
- aumentar as defesas
- e formatar as memórias.
Estudos recentes, como o publicado na revista Science demonstraram um motivo a mais para dormirmos melhor!
É que nosso cérebro passa por uma espécie de lava-jato enquanto dormimos.
E estes cientistas ressaltam que esta “faxina” só pode ser feita durante o sono profundo, quando o líquor se movimenta por entre as células cerebrais, limpando os excessos do metabolismo.
Sendo assim leitor,caso você queira desde já:
- aumentar a longevidade
- melhorar o metabolismo,
- ter equilíbrio hormonal e um corpo harmonioso,
- melhorar a imunidade e combater as infecções,
- aumentar a capacidade de aprender e fixar novas memórias,
- e ainda acordar com uma sensação de renovação,
comece hoje mesmo a fazer bom uso deste instrumento para a manutenção da vida: a sua capacidade de dormir! Um bom sono a todos!!!