Lembra aquele dia em que se sentiu cansado demais pra acordar, tomou mais café do que o habitual, passou por um dia estressante e ao deitar durante noite não sabia como se desligar da tomada?  Se isso já te aconteceu, leia esse post!

Estamos no Brasil, um país tropical em que o sol, durante o ano todo, brilha nos dias de trabalho e no qual, supostamente, as noites foram feitas para descansar. O ritmo de sono e vigília (acordar)se repete a cada 24 horas (ritmo circadiano)e funciona graças a um relógio biológico que temos em nosso corpo/cérebro. Este relógio tem importantes aliados que são a luz do sol e a escuridão da noite.

Se você quer melhorar a qualidade do seu sono, experimenta fazer uma nova rotina escolhendo uma das sugestões abaixo descritas:

 

MANHÃ

1 – Acorde e se exponha à luz do sol, sentindo cada uma das células do seu corpo recebendo a informação da luz como mini relógios biológicos que estão acordando e sintonizando em todo o seu corpo. Estes pequenos relógios se interconectam e são sincronizados a uma central maior no seu cérebro, chamada hipotálamo, uma região que auto regula seu ritmo circadiano.

2- Realize uma atividade física matinal, ao ar livre, estimulando o aumento da temperatura corporal e a liberação do cortisol e favorecendo o aumento da sua disposição para todo o seu dia. Nesse sentido, a atividade física regular também aumenta a produção de neurotransmissores (como dopamina e endorfina) que influenciam seu humor, além de aumentar também a quantidade de sono profundo da noite (que vai te trazer aquela sensação de acordar restaurado no dia seguinte).

 

TARDE

3 – Opte por cochilo curto (em média 30 minutos, caso necessite faze-lo de dia)para que eles não interfiram negativamente no equilíbrio da secreção hormonal que ocorre a noite.

4 – Faça três respirações conscientes para sair do piloto automático ao longo de pequenos momentos da sua tarde.

 

NOITE

5 – Reduza a luminosidade da casa, do celular, do computador, e da TV favorecendo a escuridão e abrindo o caminho para a secreção da melatonina a noite.

6 – Diminua a sua exposição a tarefas difíceis de realizar para não aumentar a secreção de hormônios do estresse que vão agitar novamente o seu corpo e dar uma falsa sensação de que está pronto para a “batalha do dia”.

7 – Faça um ritual de sono para o seu corpo sentir-se mais relaxado ao deitar e sua mente entender que já é noite, tal como tomar um banho consciente, beber um chá calmante ou praticar mindfulness, meditação ou alguma técnica de relaxamento.

8 – Desligue seu celular antes de ir deitar na cama. Caso você fique checando mensagens ao deitar,a luz do smartphone estará estimulando a vigília, cortando a secreção da melatonina e “espantando” o sono da noite.

9- Perceba onde você sente sono no seu corpo. Muitas vezes você tem sono, mas não percebe os sinais de que isso está acontecendo. Comece a se conectar mais com a sabedoria do seu corpo.

 

LEMBRETE IMPORTANTE

Escolhe uma dessas sugestões que faça sentido para você e procura realizá-la diariamente nos próximos dias. Depois que uma delas virar um hábito adquirido, aos poucos, vá acrescentando outra nova sugestão. E de novo pratica ela diariamente, com disciplina.

 

SE DÊ UM “FEEDBACK”

À medida que você praticar, procure perceber como fica o seu humor e a sua criatividade (pois o sono e a atividade física são estímulos para estabilidade do humor e para o desenvolvimento de novos neurônios) e compartilhe as suas percepções.

Contato: clinica@meditassono.com.br
Blog, Insta e facebook: meditassono
www.meditassono.com.br